Vem Torcer

Domingo de Clássicos no Brasileirão

Football stadium, corner flag, shiny lights, view from field grass. Turf, nobody on playground, tribunes with game fans on background

A rodada deste domingo pelo Campeonato Brasileiro é marcada por clássicos. As duas maiores torcidas do Brasil se enfrentam no Maracanã, às quatro horas da tarde. Flamengo e Corinthians chegam para o jogo com objetivos bem diferentes. Os rubro-negros querem manter a boa fase e a vantagem de oito pontos na liderança do brasileirão. Já os corintianos querem recuperação. Depois de sete jogos sem vitória o técnico Fábio Carille vê seu cargo ameaçado no comando do timão. No sul também tem clássico, Grêmio e Internacional se enfrentam na Arena do Grêmio. Com um ponto de diferença na tabela os dois lutam por uma vaga entre os classificados para a Libertadores da América. E, em São Paulo, o Santos recebe o Botafogo na Vila Belmiro às 19h. O time da vila é o terceiro colocado e quer se consolidar ainda mais no G-4 do brasileirão.

No Maracanã o jogo mais aguardado da rodada. O líder Flamengo recebe um instável Corinthians. Depois de dois jogos com atuações não tão convincentes, Jorge Jesus manda a campo o que tem de melhor. Do time considerado titular, apenas Gabriel Barbosa, suspenso, está fora. Depois da goleada pela semifinal da Libertadores o Flamengo não repetiu as boas atuações que encantaram os torcedores. Foram dois jogos, com uma vitória magra, dentro de casa, contra o CSA e um empate fora contra o Goiás. Hoje o rubro-negro tenta reencontrar o melhor futebol e vai contar com o apoio da nação. Quase 60 mil ingressos já foram vendidos para o clássico. Já o Corinthians tenta fugir da crise. Sem vencer há sete jogos o time não está mais nem no G-6 do campeonato brasileiro. Por isso o técnico Fábio Carille vai promover mudanças. Ramiro será deslocado para a ponta direita e Pedrinho passa a atuar mais centralizado como o armador do time.

No clássico Grenal os dois times chegam em situações parecidas. Depois de serem eliminados na Libertadores e na Copa do Brasil, restou a Grêmio e Internacional o Campeonato Brasileiro como prêmio de consolação. Mais de 40 mil torcedores são esperados na Arena do Grêmio. O time da casa deve mandar a campo o todos os titulares à disposição com Tardelli e Luciano no ataque e Maicon retornando ao meio depois de ser poupado na última rodada. Já o Internacional vai para o terceiro jogo sob o comando do técnico Zé Ricardo. O colorado tem mais dúvidas. Na lateral esquerda Zeca pode dar lugar a Uendel. O Inter também não definiu se vai com um esquema mais ofensivo ou aposta no tripé de volantes. A partida na Arena do Grêmio é às 18h deste domingo.

Santos e Botafogo fecham a 30ª rodada do brasileirão na Vila Belmiro às 19h. Os santistas apostam na boa fase de um velho conhecido da torcida, o lateral direito Pará, que jogou na Vila em 2008 e retornou, depois de passagens por Grêmio e Flamengo. Sem Vitor Ferraz, que está com dores no estômago, Jorge Sampaoli vai escalar Pará na lateral direita para o confronto diante do Botafogo. Alisson também está fora pelo terceiro cartão amarelo. O Santos é o terceiro colocado com 55 pontos e busca se aproximar do Palmeiras na tabela de classificação. Já o Botafogo olha pra parte de baixo da tabela. Com duas derrotas seguidas o time está a dois pontos da zona de rebaixamento e pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro que é o 16º colocado. O técnico Alberto Valentim tem todos os jogadores à disposição, mas tem pelo menos duas dúvidas, no meio e no ataque. O Botafogo tem 33 pontos e está na 14º posição no campeonato.