Vem Torcer

Flamengo é Campeão Brasileiro, mesmo sem entrar em campo

Foi um fim de semana de sonho para o Flamengo. No sábado, depois de 38 anos, conquistou o bicampeonato da Libertadores da América. No domingo, mesmo sem entrar em campo, o Rubro-negro foi heptacampeão brasileiro. Pra isso bastou a derrota em casa do Palmeiras para o Grêmio. O Verdão, além de dar adeus à luta pelo título, ainda perdeu o segundo lugar pro Santos que goleou o Cruzeiro em casa no sábado. São Paulo, Internacional e Corinthians ainda lutam por uma vaga na Libertadores.

No Allianz Parque o Palmeiras recebeu o Grêmio precisando vencer pra se manter vivo na disputa do título do Brasileirão. No começo do jogo o Tricolor Gaúcho conseguiu impor seu toque de bola e dominou as ações. O Palmeiras esperava o adversário e não consegui criar chances. O primeiro tempo terminou com nenhum dos dois times criando oportunidades claras de gol. Na segunda etapa novamente o Grêmio voltou melhor. Éverton recebeu pela esquerda dentro da área e deu um corte seco no zagueiro, que cometeu pênalti. O próprio Éverton bateu forte e fez 1 a 0 para os Gaúchos. Na base da vontade o Palmeiras chegou ao gol de empate. A zaga tricolor cortou mal e Dudu foi tocado por Cortez dentro da área. Pênalti que Bruno Henrique bateu, com categoria, para deixar tudo igual. O resultado ainda dava o título para o Flamengo, mas o Palmeiras queria estragar a festa. Chegou a pressionar, mas não criou chances. Aos 48 minutos veio o castigo. Pepê recebeu livre dentro área e só teve o trabalho de tocar de cavadinha por cima de Weverton para definir o placar. 2 a 1. Grêmio dentro do G-4. Palmeiras em terceiro e sem chance de título. Flamengo campeão. A segunda conquista em menos de 24 horas.

No sábado o Santos goleou o Cruzeiro na Vila Belmiro e deixou os Mineiros em situação delicada no Campeonato Brasileiro. O jogo começou eletrizante com o Santos pressionando. Com boas investidas de Soteldo e Marinho o Peixe rondava o gol do Cruzeiro. Mas, não durou muito. Na primeira chegada os Mineiros marcaram. O lateral Orejuela ganhou da zaga pra fazer 1 a 0. Não demorou pro Peixe chegar ao empate. Eduardo Sasha fez 1 a 1 e fim ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa o Santos voltou decidido a virar o jogo. Em poucos minutos decidiu a partida. Aos 14 o atacante Marinho virou. Aos 22, Soteldo fez 3 a 1. E, aos 46, Diego Pituca marcou o quarto e último gol do jogo. 4 a 1. O resultado, somado ao tropeço do Palmeiras, deixou o Santos na segunda posição e com vaga assegurada na fase de grupos da Libertadores da América. O Cruzeiro segue sua luta contra a zona de rebaixamento e vai ter mais quatro rodadas pra fugir da degola.

Com o título do Flamengo só resta definir os rebaixados e quem ainda luta por uma vaga na Libertadores. Como o Rubro-negro abriu mais uma vaga, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians praticamente estão garantidos na competição continental. Resta saber quem vai ficar com a vaga direta, que deve ser disputada até as últimas rodadas entre São Paulo e Internacional. Na zona do rebaixamento, Avaí e Chapecoense estão praticamente rebaixados. CSA, Fluminense, Cruzeiro, Ceará e Botafogo tentam fugir das duas vagas que restam na zona da degola.